FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, os textos abaixo.

 

Texto I

Os professores precisam ensinar os seus alunos a investigar apaixonadamente todo o acervo cultural produzido pela humanidade, para assumir o melhor e o mais apropriado em vista do seu contexto. Ensinar com filosofia é fazer com que cada um dos alunos possa demonstrar o que aprendeu e tenha plena segurança no que afirma e no que nega, no que aceita e no que rejeita, porque suas ideias brotam de uma profunda reflexão.

 

Texto II

[...] pensar é o processo de descobrir relações existentes na realidade e de representá-las em nossa consciência: isso nos permite atinar com os significados ou sentidos que, de alguma forma, estão dados na realidade. [...] produzir ou criar novas relações [...] novas significações ou sentidos para a realidade. (LORIERI, 2002, p. 102)

 

Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:


o texto I contradiz o texto II.
o texto II é uma crítica ao texto I.
o texto II completa o texto I.
os dois textos não se relacionam.
o texto I explica o texto II.

O surgimento da Filosofia, datado do séc. VII/VI a. C., marca a passagem do saber mítico para o saber racional. Não se trata, entretanto, de um rompimento radical de uma forma de saber pela outra, mas da criação de uma nova postura intelectual. Sobre o saber filosófico, assinale a alternativa CORRETA.


É um conhecimento baseado nas narrativas mitológicas e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.
É um conhecimento acumulado historicamente e ensinado pelos sábios, por tradição oral, com o objetivo a formar ética, moral e religiosamente os membros de uma determinada comunidade.
É um conhecimento impregnado de misticismo e religiosidade, voltado para explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.
É um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e das causas das ações humanas e do próprio pensamento.
É um conhecimento cético no qual a dúvida prevalece sobre a busca da verdade e os valores éticos e morais são relativizados de acordo com as representações sociais e culturais da comunidade.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo (FREIRE, 1996, p. 57).

 

Do texto, é CORRETO inferir que:

 

I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.

II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.

III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.

IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores

V  a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.

Ao refletirmos Quem é o ser humano, afinal?, estamos pensando sobre nós mesmos e sobre a humanidade. Quem somos? Por que existimos? Por que buscamos o sentido das coisas? Que influência recebemos? São esses questionamentos que o ser humano sempre faz tentando compreender sua presença no mundo e com o mundo. Nós, seres humanos, buscamos encontrar nos fenômenos naturais e sociais, na história e na cultura o sentido de nossas inquietações, tentando compreender, assim, nosso jeito de ser e a razão de existir.

 

Tomando como referência a definição de homem como ser finito, perfectível e inacabado, julgue os itens a seguir.

 

I O homem é o único ser que tem consciência de sua finitude.

II O senso ético e a consciência moral são disposições naturais do homem.

III O homem não existe, como ser humano, fora do meio social.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.
I, apenas.
II, apenas.
II e III.
I e II.

Na expectativa de superar o extremismo entre os inatistas e os ambientalistas, os teóricos interacionistas explicam o desenvolvimento humano como o resultado da interação sujeito-objeto. Segundo esses teóricos, esse processo envolve os fatores hereditários, genético maturacionais, bioquímicos e de estimulação ambiental e da aprendizagem. Considerando as bases do interacionismo, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

(   ) A concepção interacionista defende a ideia de que o desenvolvimento humano resulta da interação do indivíduo com as outras pessoas e o meio em que ela se encontra inserida.

(   ) É por meio da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o indivíduo constrói a suas características: modos de agir, pensar, sentir e perceber o mundo.

(   ) Para os pesquisadores interacionistas o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo.

(   ) A dependência que o indivíduo estabelece com meio faz com que as experiências acumuladas ao longo da vida não sirvam de base para novas construções.

(   ) Segundo os interacionistas há uma relação dinâmica entre o desenvolvimento e a aprendizagem e, por isso, é importante que a construção dos conhecimentos na escola esteja articulado com as experiências cotidianas.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
F, V, V, F, F.

SÍSIFO


A imagem acima retrata o famoso Mito de Sísifo. Segundo a mitologia grega, Sísifo, rei da Tessália e de Enarete, era o filho de Éolo e tinha a reputação de ser o mais habilidoso e esperto dos homens e, por esta razão, dizia-se pai de Ulisses. Ao contar a Asopo, deus dos rios, que Zeus havia sequestrado sua filha Egina, Sísifo foi condenado por Zeus, o senhor do Olimpo, a empurrar, pela eternidade, uma grande pedra até o cume de um monte, do qual a pedra cairia invariavelmente sempre que o topo fosse atingido.

 

Sobre o saber mítico, julgue os itens a seguir.

 

(    ) O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

(    ) Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos membros de uma determinada comunidade.

(    ) Os mitos procuravam explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.


Assinale a sequência CORRETA.


F, V, V.
V, V, V.
V, F, F.
F, V, F.
V, F, V. 

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Se a educação como instrumento social básico é que possibilita ao indivíduo a transposição da marginalidade para a materialidade da cidadania, não é possível pensar sua conquista sem educação. Educar, nessa perspectiva, é entender que direitos humanos e cidadania significam prática de vida em todas as instâncias de convício social dos indivíduos: na família, na escola, na igreja, no conjunto da sociedade (MARTINS, 1998, p. 50).

 

Partindo da função da escola e do papel da educação, é CORRETO inferir do texto que:


a escola é o espaço da construção de sentidos e, por isso, a educação escolar é compreendida como instrumento social e ato político.
a transposição do indivíduo da marginalidade para a cidadania não cabe à escola, mas a outras instâncias da vida social, como a família e a igreja.
a escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas políticas não se relacionam.
a educação escolar é um instrumento social básico e, portanto, não se dirige à formação política dos indivíduos.
a escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação escolar é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, os textos que seguem.   Texto I Os professores precisam ensinar os seus alunos a investigar apaixonadamente todo o acervo cultural produzido pela humanidade, para assumir o melhor e o mais apropriado em vista do seu contexto. Ensinar com filosofia é fazer com que cada um dos alunos possa demonstrar o que aprendeu e tenha plena segurança no que afirma e no que nega, no que aceita e no que rejeita, porque suas ideias brotam de uma profunda reflexão.   Texto II [...] pensar é o processo de descobrir relações existentes na realidade e de representá-las em nossa consciência: isso nos permite atinar com os significados ou sentidos que, de alguma forma, estão dados na realidade. [...] produzir ou criar novas relações [...] novas significações ou sentidos para a realidade.   (LORIERI, Marcos Antônio. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002, 102)   Na relação entre o texto I e o texto II, é CORRETO inferir que:

o texto II é uma crítica ao texto I.
o texto II completa o texto I.
o texto I explica o texto II.
os dois textos não se relacionam.
o texto I contradiz o texto II.
O surgimento da Filosofia, datado do séc. VII/VI a. C., marca a passagem do saber mítico para o saber racional. Não se trata, entretanto, de um rompimento radical de uma forma de saber pela outra, mas da criação de uma nova postura intelectual. Sobre o saber filosófico, assinale a alternativa CORRETA. 

É um conhecimento impregnado de misticismo e religiosidade, voltado para explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.
É um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e das causas das ações humanas e do próprio pensamento.
É um conhecimento baseado nas narrativas mitológicas e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.
É um conhecimento acumulado historicamente e ensinado pelos sábios, por tradição oral, com o objetivo a formar ética, moral e religiosamente os membros de uma determinada comunidade.
É um conhecimento cético no qual a dúvida prevalece sobre a busca da verdade e os valores éticos e morais são relativizados de acordo com as representações sociais e culturais da comunidade.
Segundo Lalande (1999), o termo senso comum é derivado do latim sensus comunnis e diz respeito à maneira comum de sentir e agir do homem no tocante às suas experiências cotidianas. Assim designado, o senso comum “[...] é aquele pelo qual se sente que se vê, que se ouve etc.; ele recolhe todas as outras sensações e coordena-as entre si” (BLANC apud LALANDE, 1999, p. 997). Sobre as características do senso comum, julgue os itens a seguir.   I O senso comum é particular, quer dizer, restringe-se a uma pequena amostra da realidade com base na qual são feitas generalizações apressadas e imprecisas. II O senso comum é objetivo, ou seja, independe das referências individuais e permite o confronto com outros pontos de vista. III O senso comum é unificador, isto é, estabelece relações entre os fenômenos de modo que sejam evidenciadas as aproximações de causa e efeito.   Está CORRETO o que se afirma em:

I e II.
I e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.